Por trás de todos os projetos de engenharia civil, há um verdadeiro arsenal de profissionais e processos.
Desde a necessidade de estabelecer o planejamento completo até o gerenciamento final da obra, o trabalho dos engenheiros demonstra a capacidade técnica de uma empresa para se destacar no mercado da construção civil.
Com o passar do tempo, a modernização chegou aos canteiros de obras e pôs à prova as empresas do setor. O desafio de fazer gerenciamento de projetos de engenharia civil cresceu, mas ganhou fortes aliados: engenheiros mais preparados e com forte apoio da tecnologia na palma das mãos.
Montamos aqui, então, um panorama para você se debruçar sobre os projetos de engenharia civil e separamos 5 dicas que você deve carregar junto ao seu capacete!
O que é um projeto de engenharia civil?
O primeiro passo é entender o que é um projeto de engenharia civil. Desde a faculdade esse conceito já é norteado. Basicamente, o projeto de engenharia é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos e custos definidos.
Ele deve nortear a realização da obra desde o momento em que ela ainda está no papel e as primeiras decisões estão sendo tomadas. Quando passa ao nível de execução, cabe ao engenheiro e ao gerente de obra executar junto às equipes cada processo de forma controlada.
Acessar o gerenciamento da obra de forma instantânea e de qualquer lugar, hoje em dia, é um fator muito relevante – por isso a importância de se apoiar em recursos tecnológicos e técnicas avançadas.
Quem é o responsável por fazer o acompanhamento desse projeto?
O formato de cada empresa no setor civil pode variar. Entretanto, cabe ao engenheiro civil projetar, gerenciar, supervisionar, controlar e tomar decisões assertivas nos projetos de engenharia civil.
Ele é o profissional formado e associado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que atesta sua capacidade e responsabilidade técnica sobre as obras que estiver envolvido.
Quais são as etapas de um projeto civil?
De forma breve, um projeto deve ter basicamente 7 etapas para se concretizar.
Como a construção civil envolve muitos agentes e áreas da engenharia e arquitetura, se faz extremamente necessário que eles estejam integrados e que conversem entre si. Por isso é tão importante fazer um gerenciamento de obras eficiente.
As etapas são:
- levantamento topográfico
- sondagem do solo
- projeto de arquitetura
- projeto estrutural
- projeto elétrico
- projeto hidrossanitário
- projeto de segurança contra incêndio e pânico
5 dicas para elaborar um projeto de construção civil eficiente
O gerenciamento de projetos de engenharia civil deve se apoiar em conhecimentos e softwares sólidos.
Mas por quê? Porque a integração entre cada uma das etapas que listamos acima é fundamental para atingir o objetivo que foi alinhado com o cliente.
Muitas empresas de engenharia civil falham em cumprir prazos ou realizar o escopo dos projetos porque não organizam suas atividades corretamente, seja por desconhecimento ou pela falta de otimização dos recursos.
Com isso, etapas podem deixar de ser seguidas ou ser feitas de forma inadequada, resultando em atrasos no projeto e consequente insatisfação do cliente.
Preparamos um guia rápido para você saber como planejar corretamente os seus projetos de engenharia civil. Confira:
Conte com uma agenda virtual
As agendas virtuais são ferramentas que permitem o gerenciamento de tarefas e de projetos com muito mais facilidade. A maioria delas dispõe de uma versão mobile, de forma que todos os seus funcionários podem acessá-las por meio de seus celulares.
Nas ferramentas mais completas você é capaz de criar calendários individualizados para cada projeto, podendo, assim, organizar com detalhes os requisitos e as tarefas de cada um deles. Esqueça a repetida confusão dos prazos, todos terão como acompanhá-los!
Além disso, elas possuem a grande vantagem de enviar lembretes com antecedência (e você mesmo pode escolher quanto tempo antes!). Assim, diminuem-se as chances de que determinada tarefa seja esquecida.
Como a maioria das etapas de um projeto de engenharia é incremental (uma tarefa depende da conclusão da etapa anterior para ser feita), as agendas virtuais podem reduzir bastante os atrasos nos prazos.